sábado, 11 de novembro de 2017

Como estudar em grupo para o Enem: 7 dicas para não virar bagunça



Revisar os conhecimentos com os colegas pode ajudar muito, mas é preciso manter o foco
O estudo em grupo é uma boa forma de se preparar para as provas do Enem. Em turma, os estudantes podem aproveitar para tirar dúvidas com outros colegas, trocar conhecimentos, corrigir e ter seus exercícios corrigidos, gravar melhor os conteúdos ao “dar aulas” para a galera, entre outros benefícios.
O problema é que esse método também é propício para dispersar a atenção. Afinal, os grupos são geralmente formados por amigos e a reunião que era para focar na troca de conhecimento pode virar uma grande perda de tempo, com conversas paralelas e desvio do assunto. Para evitar que isso ocorra, confira algumas dicas.
1 – Escolha um grupo pequeno
Se ter a companhia de pessoas com o mesmo objetivo é legal na hora de estudar, reunir um grupo muito grande pode dispersar a atenção de todos. O ideal é que as turmas sejam pequenas, de três a cinco pessoas, para evitar que vire bagunça.
2 – Crie regras
Outra coisa que pode causar um desastre na hora de estudar em grupo é não definir regras antecipadamente. O que vocês vão estudar? Quais conteúdos serão abordados em cada encontro? Qual será o tempo de estudo? Qual método vocês usarão? Ter tudo bem definido auxilia a evitar a dispersão.
3 – Não esqueça de descansar
Não apenas definir por quanto tempo vocês vão estudar em cada encontro é importante. Também é necessário prever horários de pausa, seja para um lanche ou uma rápida descontração. Estudar horas sem descanso pode atrapalhar mais do que ajudar.
4 – Evite conversas paralelas
Todos os participantes do grupo de estudos precisam estar focados para evitar que a concentração dos outros se perca. Por isso é importante que sejam evitadas conversas desnecessárias fora dos horários de descanso, que podem se tornar uma bola de neve e arruinar tudo o que havia sido revisado.
5 – Defina um lugar tranquilo para estudar
Esse é um outro ponto que nem sempre se dá atenção na hora de reunir a galera para estudar. Não adianta estar focado, ter as regras estabelecidas, definir os conteúdos, se o local escolhido for muito agitado, como uma lancheria, por exemplo. Prefira ambientes silenciosos e sem distrações
6 – Defina quais matérias vocês estudarão
Para algumas disciplinas os grupos de estudo podem ser de grande ajuda. É o caso de línguas estrangeiras, pois treinar um idioma que não é o nativo com outras pessoas melhora a fixação. Também há vantagens ao estudar Ciências Exatas, como Matemática e Física, pois um pode tirar a dúvida do outro.
7 – Dê um tempo das redes sociais
Sabemos que é difícil, mas aproveite esse momento de estudo em grupo para dar um tempo do smartphone. Ele é super útil no dia a dia, mas também pode atrapalhar na hora de se concentrar nas matérias. Então basta desativar sua conexão, afinal de contas, umas horinhas longe das redes não faz mal a ninguém.
Método é importante para outros processos seletivos
Vale lembrar que estudar em grupo pode ser bom em toda sua vida escolar e acadêmica. Na preparação para o vestibular, reunir os amigos para a troca de conhecimentos e informações pode ser uma forma de se preparar para a maratona de provas também para as instituições particulares.
E se você precisar de uma força para bancar o curso, há alternativas como as bolsas oferecidas pelo Educa Mais Brasil. O programa privado concede bolsas de até 70% e seu processo de admissão é bastante simples. Basta acessar o www.educamaisbrasil.com.br, fazer o cadastro e selecionar curso e faculdade. São mais de 18 mil instituições de ensino parceiras em todo país.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário