sábado, 10 de maio de 2014

No Sul do Pará, Rio Maria atravessa gerações e comemora 32 anos.


Há cerca de 40 anos Rio Maria foi desbravada por um grupo de madeireiros que exploravam as valiosas árvores de Mogno, Cedro, Aroeira e outras espécies. Eles se estabeleceram às margens do rio Maria, que nesta época tinha água limpa e abundante. 

HISTÓRIA: O madeireiro Rogério Lara na década de 80, na Avenida Rio Maria.

A vila foi crescendo e a família Remor recém-chegada do Sul, formaram o Grupo Maginco. Em pouco tempo o local se transformou em um aglomerado de casas de patrões e funcionários, dando origem ao povoado. Outros grupos de exploração adentraram as matas do município em busca do recurso natural cobiçado. Enquanto a madeira era retirada grandes fazendas de gado, pequenas colônias também surgiram conquistadas através de muitos conflitos agrários. Desta forma estabelecendo uma nova forma de vida baseada na pecuária. 

Anos após, com a madeira já exaurida, outra febre de progresso chegou. Nos anos 80 vários garimpos surgiram em Rio Maria. Os mais famosos foram o Garimpo das Mulheres, Bezerro Queimado e Neném Simão. Novamente a cidade se via no foco dos investimentos de empreendedores extrativistas. 


Hoje o município contempla um dos mais importantes frigoríficos da região que exporta carne para vários países que é o Frigorífico Rio Maria. Outra empresa de destaque é o Laticínio Gvinah Girolanda que produz uma grande variedade de produtos derivados do leite como manteiga, mussarela, iogurte e outros. O setor cerâmico também é muito evoluído, sendo inclusive destaque regional. 

Rio Maria sobrevive com um comércio forte que atrai clientes de Bannach e Floresta do Araguaia, se tornando um centro de compras. Não diferente das cidades amazônicas Rio Maria mantem um estilo de vida simples, mas de um povo próspero e trabalhador. A cidade é bastante evoluída, já tendo vivido experiências como a cassação do ex-prefeito e os respectivos “Vai e Vêm” de prefeitos que prejudicaram muito os cofres públicos. Outros episódios também marcaram a trajetória da cidade como crimes violentos envolvendo políticos e sindicalistas. 

Jader inaugura asfaltamento em Rio Maria - PA (15-04-1984).

O primeiro morador da área hoje pertencente ao município de Rio Maria foi Clarindo Rodrigues da Silva que aqui chegou junto com a sua família em 12 de outubro de 1973. As riquezas naturais atraíram em pouco tempo outras famílias para a área e com a abertura da PA-70, atualmente BR-155, instalou-se no povoado a madeireira Maginco. Em 15 de novembro de 1972 foi instalada a subprefeitura de Rio Maria, oito anos depois, Rio Maria ganhou sua autonomia politica, transformando se em município, localizado no extremo Sul do Pará, na microrregião de Redenção, as margens da antiga PA – 150, a uma distância de 816 km de Belém. 

“Cidade tranquila e de pessoas alegres, Rio Maria revela padrão de qualidade de vida que se junta ao tradicionalismo dos amigos e completam a satisfação cada vez mais dos seus moradores e no dia 13 de maio de 2014 completa 32 anos” 

O município de Rio Maria foi criado através da Lei nº 5.028, de 13 de maio de 1982, sancionada pelo então governador Alacid Nunes, desmembrado do município de Conceição do Araguaia, com sede no antigo distrito de Rio Maria, que passou à categoria de cidade, com a mesma denominação. 


A santa padroeira da cidade é Nossa Senhora Aparecida, cuja festividade acontece no dia 12 de outubro. Procissão, missa e leilões movimentam a população durante as comemorações. Rio Maria é administrado pelo prefeito Walter José da Silva (PSB), e pelo vice-prefeito Francisco Paulo Barros Dias (PSDB). A Câmara Municipal é composta por 11 vereadores, no poder judiciário, o Juiz Drº Edvaldo Saldanha responde pela Comarca de Rio Maria e Bannach, o fórum desembargador Salustiano de Oliveira Melo foi instalado no município em 13 de maio de 1989. 

Hoje a cidade vive outra realidade, através do governo atual ruas e avenidas vem ganhando cara nova com asfaltamento, abertura de novas ruas, construção de quadras esportivas, unidade de saúde, pontes na zona urbana e rural do município. Implantação de vários programas do governo federal na saúde e educação. 

A moralização dos recursos públicos tem sido o principal avanço do atual prefeito Walter José da Silva (Waltinho). Ele também conduz o município com tranquilidade, respeito e responsabilidade ao lado do vice – prefeito Francisco Paulo Barros Dias (Paulinho). 
Na próxima terça-feira, dia 13 de maio de 2014, a cidade de Rio Maria e toda sua população vão comemorar seus 32 anos de emancipação política e Administrativa. A Prefeitura da Cidade e a Secretaria de Educação e Cultura mais uma vez organizaram um grande evento.  

O Parque de Exposição Agropecuário Avelino Remor, está preparado para atender a uma verdadeira confraternização envolvendo moradores da cidade e visitantes de todo Sul do Pará. (Fonte: carajasesporivo.blogspot.com / texto: José Augusto / fonte de pesquisa: internet e revista Expressão Pará)


Um comentário:

  1. Meu nome e Angelita fui moradora de Rio Maria na década de 80 a95 quando mudei pra rio Maria muitas casas ainda usava luz de mutor eu vi a cidade ganhar o asfalto ganhar luz elétrica ,mesmo assim rio Maria ainda não tinha lugar pra trabalhar a não ser nas fazenda ao redor ,então hoje veijo que muitas coisas mudarão a cidade evoluil muito ,parabéns pra está cidade que amo muito ,hoje moro em Goiânia Goiás e desejo que todo os matadores de rio Maria seja abençoado por Deus.

    ResponderExcluir